terça-feira, 22 de janeiro de 2013



BIENAL DA UNE TAMBÉM É ESPORTE korfebol

Falta pouco para a oitava edição da Bienal da UNE, que ocorre entre 22 e 26 de janeiro de 2013, nas cidades de Recife e Olinda. Homenageando o centenário de Luiz Gonzaga e o tema “A Volta da Asa Branca”, o festival espera receber cerca de dez mil jovens de todo o país e também do exterior.
Ao se transformar, oficialmente, no grande encontro da juventude brasileira em toda sua diversidade, a Bienal abriu o leque para muitas possibilidades interessantes: aulas-espetáculo, shows, debates, mostras estudantis, ciência, tecnologia e também os esportes fazem parte da programação.
O festival abrigará ao todo onze modalidades esportivas. No período da manhã, serão oferecidas aulas de tai chi chuan e alongamento, passeios e roda de capoeira. Já durante a tarde, as atividades desenvolvidas serão skate, futebol , Korfebol, slackline, escalada e le parkour.
Para o coordenador de esportes da Bienal, Bruno Rodrigues, estes serão alguns dos grandes momentos de encontro do evento. ‘’Nos esportes percebemos elementos de cooperação, ajuda e lealdade. Não é difícil identificar um paralelo entre a prática de esportes e a dinâmica estudantil. Ambas são pautadas por características semelhantes em sua essência’’, afirmou.
Serão realizados campeonatos nas modalidades futebol, skate, Korfebol e escalada. Praticantes do slackline e le parkour farão apresentações abertas ao público. Todas as atividades ocorrerão na chamada Arena Radical, no Parque do Carmo, em Olinda.

PARTICIPE DOS CAMPEONATOS

As inscrições para os campeonatos serão aceitas até o início das atividades. Inscrições antecipadas devem ser feitas pelo e-mail esportebienal@une.org.br contando com os nomes de, no mínimo, dez participantes.
Somente estudantes devidamente inscritos na 8ª edição do festival estudantil podem participar dos campeonatos ofertados.
‘’Nós queremos proporcionar aos estudantes que visitarão a Bienal um momento de descontração, lazer e companheirismo’’, explicou Bruno.

O QUE É A BIENAL DA UNE?

Completando 14 anos de experimentação e integração da juventude brasileira, a Bienal da UNE é o maior encontro cultural estudantil do país, revelando e mapeando a produção artística e científica existente dentro das universidades e escolas de norte a sul.
Além disso, a Bienal é sempre marcada pelo debate e investigação acerca de um elemento específico da formação do povo brasileiro, compreendendo a necessidade de abrir os conceitos da identidade nacional e reciclá-los à luz da diversidade e das livres trocas de conhecimento. Entre os temas já abordados estão a relação entre o Brasil e a África, a integração latino-americana, o samba e a cultura popular.
A Bienal passou por Salvador (1999 e 2009), Rio de Janeiro (2001, 2007 e 2011), Recife/Olinda (2003) e São Paulo (2005). Participaram Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Aleida Guevara (filha de Che Guevara), Ariano Suassuna, Augusto Boal, Ziraldo, Jorge Mautner, Alberto da Costa e Silva, Mino Carta, Serginho Groisman, Abdias do Nascimento, Aziz Ab’Saber, Zózimo Bulbul, Ondjaki, Jards Macalé, Alceu Valença, Marcelo D2, Martinho da Vila, Fred Zero Quatro, Racionais MCs, Beth Carvalho, Chico César, Lenine, O Rappa, Tom Zé, Mr. Catra e Naná Vasconcelos.

COMO PARTICIPAR?

Para se inscrever como participante da 8ª Bienal da UNE é necessário acessar até o dia 13 de janeiro o site www.une.org.br/eventos, preencher o formulário online, gerar um boleto bancário (valor: R$ 50) e efetuar o pagamento. O comprovante deverá ser obrigatoriamente apresentado no dia de credenciamento, em Olinda. Essa operação garantirá o alojamento (em escolas e clubes), transporte e livre trânsito para toda a programação.
Renata Bars
Postar um comentário