sexta-feira, 7 de junho de 2013

KORFEBOL NO LANÇAMENTO DO LIVRO "O CORPO DO PROFESSOR" MESTRE RICARDO ALVES



A ABRAKO através de seu Presidente o Professor Marcello Bepi Soares, esteve presente no último dia 07/06/2013, na Livraria da Travessa - Barra Shopping - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, para prestigiar o lançamento do livro - O CORPO DO PROFESSOR - do autor Ricardo C.S. Alves


O livro nasceu de uma experiência prática em Psicomotricidade, que é caracterizada como supervisão ou assessoria profissional. O objetivo da obra é discutir as relações do professor com ele mesmo, com os alunos, com os pais de seus alunos, e com os funcionários da instituição. O primeiro capítulo apresenta a questão do entendimento da infância nesse aspecto educativo, na qual contemporaneamente ela vem sendo requerida de algumas formas. O segundo capítulo aborda a aprendizagem, numa perspectiva de um corpo em movimento, na qual aprender é dar significado a um gesto, depois a uma letra, depois a uma palavra, a uma frase, a um texto e assim por diante, até o aluno compreender os significados que ele dá as suas ações. O terceiro capítulo salienta as questões do Professor como o coordenador do processo de ensinar e de aprender para a evolução do aluno. O quarto capítulo apresenta a discussão da estratégia de Supervisão como prática de capacitação e atualização profissional, discutindo seus resultados numa interrogação: é uma saída  ou uma ameaça? O quinto e último capítulo apresenta uma série de relatos dessa experiência prática de capacitar professores com detalhes da organização e seus resultados. Concluindo, a obra vem levantar possibilidades de os professores não pensarem apenas em educação dos sujeitos, e sim na formação desses alunos em seres humanos, pensar em um assujeitamento, mas principalmente alertar que o professor necessita de ajuda, necessita pedir ajuda.

O Korfebol educacional, promovido pela ABRAKO, segue os ensinamentos do professor RICARDO ALVES, que foi mestre na graduação do professor Marcelo Bepi Soares. 

O lançamento do Livro, nos presenteou em reencontrar o Mestre Eugênio da Silva Corrêa - Conselheiro do CREF ( Conselho Regional de Educação Física) e mestre na graduação, uma das pessoas que mais incentivaram e e ajudaram no processo de formação. 

"Foi um grande prazer reencontrar o Mestre Eugênio, estar com ele é sempre é uma verdadeira "aula" e uma volta ao passado de aprendizado e de experiências no mundo chamado Educação Física.

E para completar a noite, tivemos o privilégio de poder conhecer pessoalmente a Professora Regina Morizot - Sócia Fundadora e Titular com Especialização da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, Psicomotrista e Psicanalista.




O Korfebol brasileiro agora tem o apoio dos ícones da Educação Física Escolar brasileira e da Psicomotricidade, acreditamos assim que podemos ainda mais contribuir para o desenvolvimento do Korfebol brasileiro, onde Psicomotricidade e o Jogo dos Gêneros estarão caminhando lado a lado para que todos tenham acesso a essa modalidade, que vem conquistando muitos adeptos por onde passa.

Obrigado Mestres foi uma noite inesquecível poder reencontrar e voltar ao passado .