domingo, 25 de junho de 2017




Conforme havíamos divulgado, o a-ha realizou os dois shows que vão fazer parte do Unplugged MTV.

A euforia tomou parte dos felizardos fãs que presenciaram as apresentações, sem poderem fazer registros. Como constava na programação, celulares e aparelhos eletrônicos foram gerados.

Não só os fãs estavam entusiasmado, Morten Harket declarou que “De repente, somos uma banda novamente, de repente entendemos por que estamos juntos, e estamos de acordo como nunca antes”.

As informações aqui divulgadas foram obtidas através de relatos destes fãs e reportagem do jornal norueguês Aftenposten.

Esse foi o setlist dos shows:

1. This is Our Home (New song by Magne)
2. Lifelines
3. I’ve Been Losing You (w/Lissie)
4. Analogue
5. The Sun Always Shines on TV (w/Ingrid Helene Håvik)
6. Break in the Clouds (New song by Paul)
7. Foot of the Mountain
8. Stay on These Roads
9. This Alone is Love
10. Over the Treetops
11. Forever Not Yours
12. Sox of the Fox (aka “The Vacant” by Bridges)
13. Scoundrel Days (w/Ian McCulloch)
14. The Killing Moon (Echo & The Bunnymen cover w/Ian McCulloch)
15. Summer Moved On
16. Memorial Beach
17. Living a Boy’s Adventure Tale
18. Manhattan Skyline
19. The Living Daylights
20. Hunting High and Low
– – – – – – – – – – – – –
21. Take on Me



A possibilidade de termos duas inéditas, um resgate da época dos Bridges, uma cover, aliado a faixas que não fizeram parte dos grandes hits da banda torna o trabalho ainda mais especial.

Aftenposten:

— O que esta experiência pode significar para a cooperação do a-ha à frente?

Paul Waaktaar-Savoy – Não, posso dizer isso. Nós ainda somos como planetas que giram em torno de si, mas agora estamos na mesma “órbita”. Não me lembro a última vez que tinha uma maneira tão natural e fácil de trabalhar juntos.

— Parece quase inacreditável?

Paul Waaktaar-Savoy -Todas as divergências musicais são apenas desafios que fazem as coisas melhor, por isso nunca foi o problema. É quando você mistura negócios, stress e tudo o mais acima na árvore, que torna a amarração e difícil. Mas agora estamos em um bom lugar.

Magne Furuholmen diz:

Mas isso é mais uma reminiscência da maneira que tinha nos anos 80, onde ficávamos no estúdio e à procura de coisas legais. Alguns empurrando e alguns segurando de volta, e alguns pensando em si mesmos. É uma importante coisa de três cabeças para o a-ha, mas aqui nós temos uma peça incrível de coesão e de uma troca criativa que não tivemos em muitos anos.



A turnê do próximo ano foi renomeada oficialmente. Antes intitulada “An acoustic evening with a-ha” agora passou a ser chamada no site oficial de “a-ha MTV Unplugged Tour 2018”.

A banda desejava ter feito a gravação no Brasil

Decidir onde ocorreria a gravação do MTV Unplugged não era uma tarefa fácil, disse o Harald Wiik, manager do a-ha::

“Eu queria construir um estúdio de TV inteiro perto de Londres, mas a banda não queria isso. Eles queriam ir para a Amazônia ou a cidade brasileira de Belém, mas isso provou ser muito difícil. Então, Magne imaginou que poderíamos fazer algo “norueguês”, dentro de uma igreja, mas seria muito pequeno [para tal produção]. Morten sugeriu que fossem utilizados os manequins do clipe “The Sun Always Shines on TV” como público. Finalmente, acabamos aqui no Giske, que é um lugar completamente único.”




Ian McCulloch do Echo & the Bunnymen

Ampliação da turnê

Cresce a expectativa de que mais países sejam incluídos na turnê, incluindo na lista o Brasil. Com a enorme repercussão em torno da gravação do acústico MTV, aliado ao entusiasmo de Mags, Morten e Paul em estarem realizando o projeto e se entendendo como deve ser, cria-se um novo ânimo para que isso aconteça.

Agora é aguardar pelo lançamento do novo álbum em outubro, e na medida que tivermos novidades, atualizaremos para vocês.

Outra reportagem:

Dagbladet:

Magne Furuholmen já não é mais conhecido como o tecladista no a-ha, agora ele ampliou o repertório como um artista versátil, diretor do festival e produtor.