quarta-feira, 4 de maio de 2016

DICA DE LIVRO: KORFEBOL BRASILEIRO - INFÂNCIA E A PSICOMOTRICIDADE



Autora: Fátima Alves

Formato: 14x21cm

228 páginas

Resumo:

Este livro é uma revelação, ressalta a Psicomotricidade como o saber, fala da sabedoria humana que leva ao aprendizado do conhecimento, do comportamento e das atitudes de cada ser, tornando-o integral. Não é uma Odisseia nem uma Epopeia, no sentido de contar a história da Psicomotricidade apenas, mas mostrará que a Psicomotricidade contribui para o processo ensino-aprendizagem, levando a criança ao desenvolvimento, ao aperfeiçoamento das ações por meio da tríade – motor, cognitivo e afetivo. Também fará compreender e conhecer o que é a Pedagogia do Corpo, o movimento e quais são as conexões entre a Pedagogia e o movimento por meio do corpo.

É mesmo uma revelação, pois Fátima Alves escreve este livro com as duas mãos, o coração, a mente, o sangue, dando a dimensão de cada ação e expressão corporal da criança para ela perceber e se conscientizar de que é de fundamental importância trabalhar com o corpo na escola, sem necessariamente ser trabalhado apenas na aula de Educação Física. Ela mostra a contribuição e importância do educador físico junto com o educador de sala de aula que, com a Psicomotricidade, irá levar a criança a se desenvolver com mais precisão e, dessa forma, a fará construir meios resultando na organização de pensamento e raciocínio.

Currículo da autora:

Fátima Alves

Fonoaudióloga. Socioterapeuta Ramain-Thiers. Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente da Pós-graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada. Orientadora de monografia dos cursos de Psicomotricidade e Arteterapia da AVM Faculdade Integrada. Professora Convidada dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Professora convidada na formação em Arteterapia no Ateliê de Marise Piloto. Docente e orientadora de TCC da Laureate International Universities IBMR Centro Universitário. Presidente da ABP, gestão 2008 a 2010. Autora de diversos livros. Participante de eventos nacionais e internacionais em Psicomotricidade e Educação como ministrante em palestras, cursos e workshops. Coordenadora, tutora e professora do Curso Para Entender a Síndrome de Down da GPEC – Educação a Distância – Formação e Aperfeiçoamento.

Sumário:

Prefácio
Apresentação
Introdução

Parte I – O Corpo e o Movimento na Educação

CAPÍTULO I
Pedagogia do corpo rumo a uma aprendizagem
 
CAPÍTULO II

Pedagogia do corpo e do movimento na 1a e na 2a Infância

Parte II – O Aprender no Jogo e na Brincadeira

CAPÍTULO III

Jogos e brincadeiras na aprendizagem do aluno (aproximando gerações)

CAPÍTULO IV

A Psicomotricidade na vida da criança em um enfoque Pedagógico

CAPÍTULO V

Desenvolvimento motor da criança

CAPÍTULO VI

Pedagogia e Psicomotricidade: o corpo na Educação Física. O corpo cognitivo

Referências





Estivemos participando do lançamento do Livro Infância e Psicomotricidade, da professora Fátima Alves na livraria da Travessa em Botafogo no dia 3 de maio de 2016. Lá reencontramos amigos que atuam na Educação Infantil, como psicomotricistas e também professores de Educação Física. 

Professora Fátima Alves tem outras obras lançadas e para quem gosta de estar atualizado no tema PSICOMOTRICIDADE, indico todos os seus livros, que são fonte de referência e inspiração para um bom trabalho. Seu livro é  muito fácil de entender e muito explicativo.
 
Parabéns pela obra Professora Fátima Alves emoção total poder participar do Lançamento e obrigado pelo carinho de sempre.
 
Marcelo Korfebol