quinta-feira, 26 de maio de 2011

PALESTRA EM PETROPOLIS MEDIAÇÃO E KORFEBOL










O Korfebol, esporte de origem holandesa, que vem ganhando a cada vez mais admiradores em Petrópolis, esteve na UCP, na noite do dia 02 de junho, promovendo e demonstrando as possibilidades da mediação de conflitos através do esporte. O professor Antônio Rubens e estudantes de diversos cursos tiveram a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pelo Psicólogo da equipe de Korfebol João Delfim Nadaes e pelo Professor de Educação Física Claudio Ferreira de Oliveira. Durante a palestra Doutor João procurou demonstrar para os alunos, e demais convidados presentes, a importância do processo de mediação de conflitos e como o korfebol pode ser uma excelente ferramenta nessa prática.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

KORFEBOL EM SÃO PAULO - DIA DESAFIO

Hoje o Colégio Bambino participou do dia desafio ,composta por uma palestra com o Professor Felipe de P. Gonçalves (educador Físico),onde relatou o que é o dia do desafio ,mostrou a importância do atividade física, falou sobre doenças relacionadas ao sedentarismo e pediu para todos os alunos passarem estas informações para familiares e amigos ,para juntos combatermos o sedentarismo ,a doença do século , que vem crescendo cada vez mais.

Em seguida foi realizada um aquecimento com todos os alunos e professores que durou em torno de 05 minutos, em seguida teve a parcipação em gincanas,danças,musicas recreativas,Hand-sabonete e o sucesso da Escola “Korfebol”
Foi um dia muito feliz, pois o korfebol foi apresentado para todos os alunos e professores,onde expliquei o histórico ,objetivo do jogo,regras,como se jogar,salientei que o korfebol pode ser usado como aprendizagem para outras matérias e profissionais,deixando claro para todos que é jogo interdisciplinar e não somente da Educação Física.Em seguida todos os partipantes assistiram uma partida ,onde chamou a atenção de muitas pessoas,ficaram interessados , Queriam saber sobre regras,enfim foi um dia maravilhoso e contribuiu muito para divulgação do esporte. Agora o korfebol pode chegar nas ruas,praças, escolas, por outros profissionais,através deste evento que foi realizado no colégio “O Dia do Desafio”. Profº Felipe de P. Gonçalves - Educador Físico - CREF 087793-G/SP


quarta-feira, 18 de maio de 2011

KORFEBOL EM CARAPICUÍBA SÃO PAULO

Atividade realizada no dia 06 Maio de 2011 no Colégio Bambino -Carapicuiba - SP

Os alunos do colégio Bambino ,estão praticando nas aulas de educação física o Korfebol, com o objetivo de interação entre meninos e meninas. A participação ativa de todos, o respeito com os jogadores(a), e por não selecionar o melhor jogador e o pior jogador ,muito pelo contrário,todos estão participando e se divertindo com o novo jogo na escola, o Korfebol esta sendo um sucesso.

Os alunos não satisfeitos somente com a pratica lúdica do jogo,decidiram então, montar uma cesta do esporte, com materiais recicláveis, o que proporcionou o aumento da motivação. Os materiais foram: cano de PVC (Plástico), Aro de bicicleta, um balde, uma mistura de cimento e terra para fixar a base do cesto, tendo uma altura de 3 metros,não é oficial mas já esta fazendo a diferença na vida destes alunos,eles já estão vendo o esporte com outros olhos, este era o objetivo quando eu comecei a ministrar as aulas de Korfebol para os alunos,através de vídeos,visitas no blog e parte pratica do jogo.

Tive um gasto de R$ 36,00 reais,um gasto pequeno, em vista do sucesso que o esporte esta causando na escola.
Agradeço ao Marcelo Bepi Soares, pois vem me apoiando nestes últimos meses ,me ajudando através de materiais,vídeos etc.

Felipe de P. Gonçalves (Educador Físico) e Alunos do 6º ano do colégio Bambino.

Abaixo segue as imagens e vídeo do Trabalho realizado




sábado, 14 de maio de 2011

KORFEBOL NA UNIVERSIDADE ESTÁCIO EM PETRÓPOLIS



Alunos da Faculdade Estácio de Sá conhecem um pouco mais sobre o Korfebol

Na noite de sexta-feira, dia 13 de maio, os alunos do Curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Korfebol. Por intermédio do coordenador de curso, Professor Luiz Miguelotti, e dos professores Janine Meireles e Renato Farjalla, os alunos participaram de uma palestra sobre Korfebol e ainda tiveram uma aula prática na quadra do Sesi. Aula e palestra foram proferidas pelo Professor Marcello Bepi Soares, idealizador e divulgador do Korfebol no país. Ele tirou as dúvidas dos alunos, apresentou um pouco da história e das regras da modalidade e, como não poderia deixar de ser, a palestra terminou com um animado jogo entre os alunos, onde cada um pode vivenciar um pouquinho desse maravilhoso esporte, que vem conquistando espaço em Petrópolis e no Brasil. Os alunos, por sua vez, demostraram grande interesse pela nova modalidade e participaram ativamente da palestra e da aula prática. Pelo que parece o Korfebol vai fazer história em Petrópolis. O esporte vem se popularizando aos poucos em todo Brasil, já tendo alcançado alguns seguimentos em termos de mídia esportiva. Em 2013 haverá uma competição internacional na Colômbia, promovida pelo Comitê Olimpico Internacional onde as 8 melhores seleções de Korfebol do mundial que será realizado esse ano na China e mais Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e a anfitriã Colombia terão que disputar a vaga para o Mundial de 2015. Um dos objetivos do Korfebol em Petrópolis e estar no planejamento da secretaria de esportes e nas escolas onde o esporte consegue altos indices de aceitação, integrando os gêneros (sexo masculino e feminino) em igualdade de condições, diminuindo agressividade e ensinando a viver coletivamente. O Korfebol é o esporte onde as diferenças são respeitadas e democratizadas, não é um jogo de força, mas sim de inteligência e cooperação.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

KORFEBOL EM PETROPOLIS


Shows, atividades esportivas, recreação infantil, oficinas, corte de cabelo, atendimento clínico-odontológico, emissão de documentos e diversos serviços foram realizados durante todo o feriado, na Festa do Trabalhador, realizada pela Prefeitura de Petrópolis, a partir das 9 horas. Por determinação do prefeito de Petrópolis a passagem de ônibus custou apenas R$ 1 para facilitar o acesso da população à Festa do Trabalhador.

Para a criançada foram distribuídos 6 mil brinquedos, 6 mil latas de refrigerante, 3 mil tíquetes para o parque de diversão, 2 mil picolés, 500 algodões doce e 300 maças do amor.

Educação

Na tenda da Secretaria de Educação o público participou das aulas de alongamento e caminhada com o professor de educação física Luiz Migueloti - chefe da Divisão de Esporte. Também teve a medição de massa corporal e aferição de pressão. As crianças brincaram com massa de modelar e participaram de contação de histórias com fantoches.

Esporte

A equipe feminina de Hóquei do Esporte Clube Corrêas fez uma demonstração de jogo na quadra do parque. As meninas treinam através do projeto social do ECC e, pelo menos duas das atletas presentes no evento, participaram da seleção brasileira de hóquei feminino e do mundial (ambos em 2010), Marília Pestana e Mariana Oliveira, 20 e 17 anos, respectivamente.


Na Festa do Trabalhador não faltou espaço para o futebol, mas a novidade foi o koferbol, esporte similar ao basquete, que atraiu quem passava pelo local. A modalidade mista visa incluir a mulher na atividade física e não vale contato físico. “É muito mais coletivo que o futebol, por exemplo, e mais dinâmico.” Disse o professor de educação física, Daniel Rivillini, praticante do esporte há dez anos. Vale lembrar que o koferbol é oferecido gratuitamente, aos domingos das 9h às 13h , pelo projeto “Petrópolis Saúde e Lazer”, na Avenida Koeler.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Carlos Alberto Lancetta, “a ideia é que se crie uma tradição esportiva e quanto mais diversificado o tipo de esporte, melhor”.